quinta-feira, 23 de julho de 2009

Feitos para sofrer



Sempre fui da opinião que discussões acerca do objetivo da vida não levam a lugar algum. Aliás, ainda sou dessa opinião. É o tipo da coisa que pode te deixar bem feliz ou bem triste. Na maioria das vezes deprime. Alguns dizem que o objetivo é ser feliz. Alguns não, a grande maioria. Nem vou entrar no mérito disso, mas...ah, eu fico muito revoltada com a atitude dessa grande maioria. Tudo bem achar que o objetivo da vida é ser feliz. O problema está quando essa mesma maioria age como se tivessemos que sofrer para conquistar um lugar no paraíso. Pode perceber, acho até que é inconsciente isso, mas é só prestar atenção e estamos ouvindo coisas como: porque nessa vida não podemos confiar em ninguém, porque iremos sempre ser traídos pelos amigos, porque a vida não é mole, porque tem que trabalhar duro, porque não dá pra ficar se divertindo, porque não dá para confiar em homens (mulheres), porque isso e aquilo...e muitas outras coisas que remetem a um ideário medieval de vida. Aquele em que o homem não pode sentir prazer. Hoje em dia até dizem que pode sentir prazer, a diferença é que dizem que dificilmente se conseguirá esse prazer. Quando acontece alguma coisa de bom, já se espera que seja mentira ou que algo ruim vá acontecer. Sempre.
Sinceramente é melhor nem dizer que o objetivo de vida é ser feliz. Pelo menos são poucos os que eu vejo que acreditam que conseguem isso.
Eu prefiro não arriscar algum palpite de qual deve ser a "grande verdade".Prefiro olhar o céu (quem me conhece deve ter enjoado já de me ver falando o quanto eu acho a humanidade insignificante perto do universo. E acho mesmo, mas também não acho que isso seja ruim) e achá-lo bonito, ficar imaginando coisas, pensando em tudo...enfim, olhar o céu me deixa mais feliz.

Um comentário:

  1. Esse texto me faz pensar que as pessoas se preocupam tanto em buscar a felicidade que deixam de viver.Mas isso tem muito a ver com uma estrutura mental típica de nossa época. Talvez aqueles medievais que não buscavam a felicidade, simplesmente viviam, fossem felizes...

    ResponderExcluir