quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mente

É indiscutível dizer que nossa mente tem responsabilidade na qualidade de nossas ações. Eu só me pergunto até que ponto ela é determinante. Alguns (muitos) dizem que ela pode representar 90% de uma situação, o que faria com que uma pessoa desconcentrada dificilmente executasse bem uma ação. Também pode acontecer de existir uma pessoa extremamente talentosa para algo, mas que não consegue bons resultados, e não os consegue devido a essa falta de bom uso da mente. Então talvez um alguém não talentoso, mas com um bom "psicológico", poderia ser melhor que um alguém talentoso mas fraco psicologicamente.
Falando de mim, sei que tenho certas dificuldades psicológicas quando o assunto é confiança. E sei também que isso me atrapalha bastante. No entanto, saber disso já é um começo, e acredito que não seja tão difícil aprender a controlar a mente. Mas com certeza há maneiras de disfarçar as fraquezas mentais, só que para isso outras partes (físico, conhecimento, técnica, etc) precisam estar bem afiadas, ao ponto de que num dia que a cabeça esteja fraca, haja a possibilidade de conseguir bons resultados mesmo assim.
Ok, do jeito que eu disse parece ser um tanto quanto simples resolver esses problemas da mente. E...ah, repetindo, acredito mesmo que não seja tão difícil. Pelo menos não quando se quer muito alguma coisa. Porém, alguns (muitos) dizem que tratamentos psicológicos levam tempo, ainda mais quando se faz isso sozinho. Mas de um jeito ou de outro, tem que dar certo.

Um comentário:

  1. Está parecendo auto-ajuda este texto... hehehe... Tens que definir melhor o que queres dizer com "mente". Se estás se referindo a todo o aparato neurológico, é uma coisa. Se estás falando especificamente do processamento de informações cortical ou subcortical, é outra. E se queres ir para classificações psicológicas, estás falando do id, ego ou super-ego?

    ResponderExcluir