quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pessimismo

Você já teve a sensação de que entre uma coisa boa e uma ruim, prevalece a ruim?
Pense, se você conhece uma pessoa legal, sabe de coisas legais que ela já fez, coisas "boas", e logo em seguida alguém te comenta um defeito ou algo de "ruim" que tal pessoa tenha feito, você tende a gostar menos da pessoa, por mais que o que você conheça é o lado "bom".
Quando analisamos situações a tendência é ver pelo pior lado também. O ruim sempre parece mais racional, mais real. Claro, a vida é injusta. Ao menos é o que dizem por aí.
Eu só me pergunto porque o ruim parece mais coerente que o bom.Não existe fundamento nisso, simplesmente algumas vezes será da pior maneira, em outras da melhor. Mas parece que ser pessimista é mais bonito, dá mais credibilidade, é mais adulto. Otimistas são os sonhadores sem pé no chão, serviço de poetas. Quem entende das "coisas" sabe que o universo conspira para fazer os habitantes do minúsculo Planeta Terra sofrerem.
Não quero cair naquela veeelha história de o que vale a pena ou não, eu só realmente gostaria que as pessoas fossem mais otimistas, fossem menos paranóicas, acreditassem mais que as "coisas" podem dar certo, independente dos estrupícios que dizem por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário