domingo, 13 de setembro de 2009

Críticas Negativas

Uma das coisas que dizem quando a gente se irrita com alguma "observação" é : ai, você não sabe aceitar críticas.Pois eu queria saber então quem que sabe aceitar críticas.Tem gente que diz que adora quando os outros apontam falhas em nossas tarefas, afinal é assim que se faz cada vez melhor. Por outro lado...essa mesma pessoa pode odiar quando criticam (negativamente) alguma coisinha.A partir disso conclui-se que certos aspectos temos dificuldade em aceitar e por isso nos revoltamos.
Porém...ocorreu-me uma outra hipótese, que ao menos eu acredito que se aplica à mim.Acontece que realmente adoramos aceitar críticas...quando não conseguimos enxergá-las. E quando nos irritamos? Quando sabemos nossos pontos fracos.Explicando melhor: eu provavelmente sei algumas coisas que preciso ser/fazer melhor, sei algumas de minhas fraquezas, sei alguns traços desagradáveis de minha personalidade...enfim, se eu cometo um erro e vejo, eu vou tentar contorná-lo. O problema vem quando alguém que acha que está ajudando aponta esse "erro", pois esse alguém imagina que não estou ciente do que "fiz". Aí é extremamente irritante. Primeiro porque você já viu o "erro" e acham que você não viu. Segundo porque você já está tomando providências (só que infelizmente nem sempre elas são imediatas e visíveis).
Não sei se deu pra entender bem...o que eu quero dizer é que é muito chato quando querem nos corrigir no que já sabemos que precisa ser corrigido.A dificuldade não está em aceitar críticas negativas (se eu queria saber quem sabe aceitá-las, aqui está: todo mundo), está em ter que ouvir de mais alguém uma coisa que já te incomoda. Pois aí você vê que seus esforços não estão ajudando muito.Irritante. MUITO irritante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário