quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Não sei

Geralmente valoriza-se aquele homem que sabe bastante das coisas, o tal do sábio.É bem mais interessante conversar com alguém que demonstra entender do que fala, acrescenta algo para sua vida, do que com alguém que não tem muito a dizer.No entanto, tenho percebido que o pessoal acha bonito quando uma pessoa diz que não sabe muito de tal assunto, como se fosse complexo demais para ousar-se dar um mísero palpite naquilo.
Talvez isso aconteça porque vivemos em uma época na qual há muita informação, muitas descobertas, na qual provou-se que muito do que era certo é duvidoso.Agora aprendemos que tudo que nos é ensinado pode amanhã não ser mais verdade, que tudo é tão relativo que no fim "tudo o que sabemos, é que nada sabemos".
Ao meu ver, isso pode ter consequências um tanto quanto "chatas".Se você fala de alguma coisa com certa confiança, é visto como um cabeça-fechada, porque até o mais especializado dos especialistas não entende nem 1% de seu objeto de estudo. Portante, como você, reles mortal, pode ter a audácia de saber algo?
Sinceramente, independente de o futuro mostrar que estamos errados, no presente podemos sim dizer que entendemos de alguns assuntos. Se não for assim, estamos resignados a sermos ignorantes.E por mais que há quem diga que de fato somos ignorantes, não é como eu (nem que seja só eu, o que eu sei que não é) gosto de ver o mundo.Se há muitos mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia, como disse Shakespeare, é melhor nem nos preocuparmos muito com eles, ou chegaremos a conclusão que nunca chegaremos a lugar algum.

Um comentário:

  1. Como já dizia Platão, "Só sei que nada sei"

    O verdadeiro Ignorante não é aquele que é pouco culto, mas aquele que não conhece os próprios limites, certo?

    "Quando achamos saber algo, na verdade percebemos que não sabemos de nada". Conhecer esse fato já é mérito o bastante para se destacar diante da manada que gira o mundo. Ter essa plena consciência é amostra por si só que você entende muito mais do que alguns assuntos, você entende a si próprio.

    P.s: Beijos Giu! Saudades =]

    ResponderExcluir