segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sensação de cores

Vou tentar explicar uma coisa que eu sempre pensei, uma certa "teoria" que eu ainda não encontrei furos (talvez alguém encontre?). Já vou avisando que é difícil explicar, ainda mais só escrevendo, mas vou tentar ser minuciosa. Eu disse tentar.
Então, o que eu sempre me perguntei é se as pessoas enxergam as mesmas cores.Como se o que eu enxergo como amarelo fosse azul para outra pessoa.Ah, é claro que nisso eu desconsidero a frequência das cores, pois o que é azul é sempre azul em termos de frequência. Eu falo apenas da sensação de cores, como se o que eu visualizasse como azul tivesse aparência amarela para minha mãe. Mas o que é azul na natureza é azul pra todos, digo, o que sempre me apontaram como sendo azul(como o céu)é o que todo mundo mais chama de azul. Mas o jeito que alguns vêem esse azul seria diferente do jeito que eu vejo.
Acho que eu consegui expressar a idéia...mas todas as vezes que eu tentei verbalizá-la não foi fácil me fazer entendida, portanto ao ler este post você pode achar que entendeu o que eu quero dizer, quando na realidade eu pensei em outra coisa.
De qualquer jeito...nada disso fará diferença na vida.

2 comentários:

  1. Também já me questionei sobre isso.

    Uma coisa é certa, o branco é branco e o preto é preto, pois são absolutos (ausência de luz e a presença absoluta de luz em todas freqüencias).

    O que fortalece a teoria de que existe "uniformidade da percepção de cores na natureza" é o senso estético e suas consequencias evolutivas. Se a percepção fosse alterada de espécime para espécime, amarelo+preto deixaria de ser um indicativo de "ei, não me coma, tenho gosto ruim e/ou sou venenoso" (comum em insetos), pois não haveria vantagem evolutiva em ter estas cores pois as percepções dos outros agentes naturais seriam aleatórias e não aquela que a criatura em questão deseja passar. Seria, inclusive, uma desvantagem evolutiva, neste cenário, ter essa configuração. No limite, a natureza inteira seria cinza se a percepção de cores fosse aleatória.

    ResponderExcluir