quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cotidiano

Uma coisa que eu "sempre" critiquei nos adultos (me senti bem criança agora) é a super-valorização das notícias. Digo, notícias sobre política, economia ou qualquer assunto que envolva o que se considera "temas sérios". Imagine que você estava pensando numa forma de ver o mundo, ou até mesmo tenha somente reparado num hábito humano, algo nesse sentido. Aí você decidiu compartilhar este momento com uma pessoa (adulto) séria, trabalhodora e portadora de todos os atributos considerados veneráveis em um ser humano maduro. Vocês começam a conversar, ela predta atenção no que você diz, comenta, acha legal e tudo mais, mas de repente aparece na TV (imagine que ela estava ligada) uma notícia sobre a bolsa de valores, sobre conflitos no oriente médio, sobre os EUA, coisa do gênero. Imediatamente essa pessoa presta atenção na notícia relevante e descarta toda a baboseira que você está falando. E prossegue o dia sem sequer parar para refletir sobre o que você disse. Acontece que ela realmente acha que as notícias sobre política, economia, etc são mais importantes do que sua idéia maluca. Repito, ela realmente acha isso. Ela nem consider a hipótese de que o que você tenha dito possa ser mais importante, e se considera não consegue acreditar efetivamente.
Enfim, minha crítica é justamente a essa dificuldade que os adultos tem em aceitar que alguma coisa que não envolva as notícias sobre o mundo possa ser mais relevante para a vida. E assim, MUITAS coisas são mais imporantes que essas notícias (por favor sem aquele papo de relatividade). Por exemplo algum acontecimento fora da terra, no universo. A morte de uma estrela, o surgimento de uma supernova (nada de dizer que o que importa é o que acontece na terra), são coisas superiores ao nosso planeta, e consequêntemente envolvem nós (terráquios), por mais improvável que pareça.
A impressão que eu tenho tido é que ter uma grande idéia não é tão prestigiado quando mostrar que você leu o jornal e está "antenado" no dia-a-dia. É uma pena, pois acompanhar o noticiário é fácil, mas ter uma boa idéia...

3 comentários:

  1. Quando tu tiveres dinheiro - nem que seja R$1000 - em qualquer investimento, entenderá porque certas notícias são importantes para os "adultos" (como se tu não fosse uma).

    ResponderExcluir
  2. Afinal, o Q.I Te da um emprego, o Q.E uma promoção.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você se levarmos em consideração aqueles "adultos" que prestam atenção em uma notícia e aceitam uma idéia sem questionar nada (não sei se voce pensou nisso tambem XD).
    Acho que isso tem a ver com a preguiça de pensar no além (ou também por se preocuparem mais com coisas momentâneas e materiais). Por exemplo, voce começa a conversar com esse "adulto" falando sobre alguma filosofia ou alguma maneira diferente de ver como as coisas são. É quase certo que depois de alguns minutos essa pessoa nem se lembre mais do que voce falou :P

    ResponderExcluir